SISTEMA 5S
O Sistema 5S está ligado a junto a qualidade total. Esse sistema teve seu surgimento ainda no Japão, no período pós guerra de modo houvesse uma reestruturação do país. O 5S surgiu com uma proposta de garantir para as empresas maior produtividade e qualidade, e que quando aplicadas geram praticidade.
O termo 5S vem de cinco palavras em japonês: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU, SHITSUKE
1.SEIRI- Senso de Utilização - Tornar o ambiente mais limpo e deixando ao seu redor apenas o necessário para o trabalho, descartando aquilo que não será útil. Uma dica é classificar os itens dos mais usado ao menos usado. De modo que no final tudo esteja organizado.
2.SEITON- Senso de Organização - É nesta hora que os itens menos usados, costumam ter seu descarte, eles passam a ser realocados em lugares de acordo com a utilização e que seja de fácil acesso mas em locais seguros.
3.SEISO- Senso de Limpeza - Está ligado a um ambiente de trabalho onde todos prezem pela limpeza, não tendo bagunças, mal odor. É focado num ambiente limpo e arrumado onde o funcionário tenha satisfação de trabalhar e acabem os estimulando.
4.SEIKETSU- Senso de Padronização - Este senso está ligado a regularização dos outros sensos, ou seja, como irá fazer para chegar nos resultados deles. Junto disso acabam visando modos que a saúde dos funcionários e tenham um bom ambiente de trabalho e que todos acabem se engajando.
5.SHITSUKE- Senso de Disciplina- Este senso ocorre a partir quando todos os anteriores forem cumpridos, tendo a implantação do sistema, onde todos os funcionários acabam desempenhando um papel e um comprometimento junto do sistema.